Para começares a criar a tua loja online, vais precisar de:
1. Uma ideia de negócio clara do produto e/ou serviço que vais comercializar. Só assim será possível definir o público-alvo, identificar os principais concorrentes e planear uma estratégia de marketing.
2. Abrir atividade como trabalhador independente nas finanças ou criar uma empresa online.
3. Definir o nome da marca. Antecipa-te e faz uma pesquisa da marca online para confirmar se já está ou não protegida.
4. Registar um domínio com o nome da marca e contratar um serviço de alojamento web onde fica armazenada a loja online.
5. Analisar as necessidades e recursos disponíveis antes de escolher a plataforma para criar a loja online.
6. Criar conteúdos para o site, nomeadamente, imagens de produtos com qualidade, descrições dos produtos, e política de privacidade.
7. Escolher quais vão ser as opções de pagamento e envio, assim como os respetivos custos associados.
8. Disponibilizar informações legais, como Livro de Reclamações Online, Resolução Alternativa de Litígios, custo de chamadas telefónicas, entre outros.
9. Confirmar licenças e impostos aplicáveis à loja online nos países onde vai operar.
10. Investir numa estratégia de marketing para alcançar mais clientes, isto inclui uma estratégia de marketing de conteúdos e a otimização para os motores de pesquisa (SEO).
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Existem diversas plataformas para criar uma loja online:
– WooCommerce, baseado no WordPress, é a plataforma de comércio eletrónico open source mais utilizada no mundo e muito popular entre as pequenas e médias empresas.
– Shopify, também é uma solução popular e uma das mais fáceis de utilizar, baseado num modelo de subscrição com inúmeros recursos prontos.
– Magento (agora Adobe Commerce), um dos sistemas mais avançados no mercado, maioritariamente utilizado por grandes empresas devido aos recursos avançados disponibilizados.
Estas são apenas algumas das plataformas disponíveis, mas recomendamos que faças uma pesquisa e testes várias soluções antes de tomares uma decisão.
Em ambas as opções existem vantagens e desvantagens:
– Criar uma loja online própria requer mais tempo e recursos em termos de desenvolvimento e manutenção, no entanto, oferece-te mais flexibilidade sobre o design e as funcionalidades da loja.
– Por outro lado, a criação de uma loja online numa plataforma como a Shopify, por exemplo, é uma forma mais rápida de configurar e tem um menor investimento inicial, no entanto, pode ter limitações de design e funcionalidades.
O custo de criar uma loja online pode variar muito, dependendo de vários fatores, tais como:
– A escolha da plataforma, que influencia o trabalho e habilidades necessárias para a sua implementação e configuração.
– O design da loja, se utilizar um modelo pré-definido, o custo será menor do que criar um design personalizado.
– Funcionalidades adicionais, tais como integrações com pagamentos online, software de faturação ou gestão de stock, podem ter custos adicionais.
– Custos com a manutenção e atualização de uma loja online, depende se possuis as competências necessárias para tal ou é necessário contratar um profissional.
Dependendo das escolhas e necessidades, criar uma loja online pode custar entre centenas a milhares de euros. Conhece as nossas soluções completas desde 3000€.
Sim, existem custos associados à manutenção de uma loja online, nomeadamente:
– Alojamento web, onde fica armazenado o site, são configurados as contas de email, entre outros serviços, com preços desde os 35€ por ano .
– Se optares pela subscrição de uma plataforma e-commerce, existem taxas associadas que variam, aproximadamente, entre os 25€ e os 300€ por mês.
– Taxas de pagamento, são cobradas por cada transação na loja, por exemplo, na ifthenpay 0,22€ + 1,7% acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.
Deves considerar estes custos mensais quando planeares o orçamento da loja online.
Além dos custos referidos, podem existir outras taxas e impostos associados à criação da loja online, sendo por isso recomendável consultar um contabilista e/ou advogado para obter informações concretas sobre as leis, taxas e impostos aplicáveis ao comércio digital.
É importante verificar as leis fiscais do país e estado para entender quais impostos e taxas podem ser aplicáveis à sua loja online. É recomendável consultar um contador ou advogado para se obter orientação sobre esses assuntos.
Dependendo do país onde a loja online vai operar, pode ser necessário obter alguma licença para começar a vender sendo, por isso, recomendável consultar um especialista para obter o aconselhamento que precisa sobre este assunto.
O tempo de criação da loja online varia de acordo com a plataforma escolhida, a dimensão e a complexidade da loja.
Se utilizarmos uma opção com modelos prontos, é possível criar a loja online em algumas semanas, no entanto, quando é construída do zero, pode demorar pelo menos 2 meses até ficar concluída.
É importante considerar que, além da criação da loja online, é necessário criar os conteúdos, preparar os produtos, configurar as formas de pagamento e envio, e fazer testes antes do lançamento da loja.
Sim, quando a loja estiver online, garantimos o acesso ao painel de administração para atualizar produtos, preços, descrições, encomendas e outras informações, sem necessidade de saber programação.
Caso não tenhas os conhecimentos necessários para fazer estas alterações, podes optar por fazer uma formação sobre a gestão de conteúdos da loja ou subscrever um plano de manutenção para que a nossa equipa faça as alterações pretendidas.
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